1500 ciclistas pelas paisagens de Bragança

Cerca de 1500 ciclistas vão participar no primeiro Grandfondo que se vai realizar em Bragança. O percurso vai atravessar a fronteira e passar por zonas que são património natural e cultural da zona raiana transmontana.
O evento é organizado pela empresa portuguesa Bikeservice, responsável por iniciativas idênticas que já se realizaram no Porto, Douro e Gerês.
O Grandfondo é um evento misto entre competição e cicloturismo, podem participar ciclistas credenciados ou simples amadores das bicicletas, adultos homens ou mulheres e aberta a todos com idades entre os 16 e 75 anos.
Além de ser uma prova de ciclismo aberta a todos os adeptos da modalidade, vai dar a conhecer durante o percurso o Parque Natural de Montesinho, aldeias típicas e Espanha.
Do lado português, a prova passará pelas aldeias típicas de Rio de Onor, Guadramil ou França, a zona da Lombada e com partida e chegada a Bragança, com o Castelo como pano de fundo.
O percurso atravessa a fronteira e passa pela povoação espanhola vizinha de Puebla de Sanábria, com o título do “povo mais bonito de Espanha”.
A prova é composta por três percursos à escolha dos participantes: um minifondo de 66 quilómetros, o mediofondo com 104 quilómetros e o granfondo, apresentada como “a distância-rainha, com 157 quilómetros e um grau de dificuldade mais elevado.
Em alternativa às bicicletas, haverá, também, uma Caminhada Solidária para quem gosta de andar a pé.
O Bragança Grandfondo resultou de uma ideia proposta por cidadãos e que saiu vencedora entre os projectos apresentados ao Orçamento Participativo para 2017, promovido pelo Município de Bragança e conta com o apoio de autarquias e diversas associações dos dois lados da fronteira.

Veja também Mais do autor

Deixe um comentário

banner