Autárquicas, candidato caceteiro contra ciganos

André Ventura fez declarações polémicas

O candidato em Loures do PSD/CDS parece estar a utilizar uma táctica caceteira para atrair atenções e, eventualmente, captar votos na tentativa de não ter resultados eleitorais mínimos, como indicam as expectativas eleitorais para o concelho.
André Ventura resolveu falar sobre direitos de cidadania das minorias étnicas, considerando que há “minorias que acham que estão acima da lei”, referindo-se, em especial, ao que acontece no concelho de Loures no que aos elementos da etnia cigana diz respeito.
Essas declarações foram disseminadas pela Internet e cedo surgiram reacções de rejeição às palavras de Ventura. O Bloco de Esquerda acusa André Ventura de ter feito um “ataque vil, gratuito e preconceituoso para com as pessoas de etnia cigana”.
O candidato do PSD/CDS garante que nunca se irá retratar das declarações que proferiu.
O Bloco de Esquerda, na pessoa do seu candidato à Câmara Municipal de Loures, Fabian Figueiredo, apresentou, uma queixa à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial contra André Ventura por considerar que as declarações de Ventura são puníveis pelo Código Penal Português.
Além disso, acusa o Bloco, “lamentavelmente, André Ventura não só difama (ou insulta)” como, pode ler-se no comunicado enviado às redacções, “incita explicitamente à discriminação destas pessoas, chegando até a usar de uma ameaça velada”.
André Ventura considera “estranho” o facto de “ser um partido de Esquerda, que se diz tão defensor dos ideais revolucionários e da liberdade de expressão, a fazer uma queixa precisamente contra a liberdade de expressão”.
Para rematar, o professor universitário de Direito, cuja candidatura foi publicamente apresentada na noite desta quinta-feira, contando com a presença de Pedro Passos Coelho, adianta que vai reagir nas respectivas instituições para se defender da queixa apresentada pelo Bloco de Esquerda.

Veja também Mais do autor

Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Carlos Viegas Nunes Diz

    Esse é mais um menino de copo de leite , criado em conventos ! É mais um do mesmo da linha do Dias Louleiro que aos 25 anos ja era governador civil !! Veja-se no que se tornou e onde ninguem o parou !

banner