Horta, está a chegar a Semana do Mar

Deve ser um dos melhores cartazes de todos os festivais de música (e são muitos…) que se realizam durante o verão em Portugal. A edição deste ano da Semana do Mar, um dos mais antigos festivais de verão dos Açores, conta com a presença de Daniela Mercury, Tony Carreira, Carminho e Amor Electro.
A iniciativa, que decorre na ilha do Faial entre 6 e 13 de agosto, está já na sua 42.ª edição e continua a conciliar a vertente de animação musical em terra com um festival náutico na baía da Horta, considerado um dos maiores do país.
“A Semana do Mar constitui-se como um dos maiores festivais náuticos do país, senão mesmo o maior, se tivermos em conta a diversidade de provas em competição e o número de dias em que estas se organizam”, refere a organização da prova, a cargo da Câmara Municipal da Horta e do Clube Naval local.
O festival náutico associado aos festejos prevê um encontro internacional de vela ligeira e provas de canoagem, windsurf, natação, vela ligeira, vela de cruzeiro, pesca desportiva, polo aquático e apneia, além das habituais regatas nos antigos botes baleeiros, que durante décadas foram usados na caça à baleia.
A Semana do Mar começou em 1975 com a realização de um conjunto de eventos destinados a celebrar a chegada da regata internacional de veleiros oriunda de Portsmouth, organizada pela Multihull Offshore Cruising Racing Association, em cooperação com o Clube Naval da Horta, a Comissão Regional de Turismo e o Royal Albert Yacth Club.
Para assinalar o evento, inédito até então, durante uma semana, iatistas e faialenses participaram e assistiram a regatas de veleiros e de canoas baleeiras, a um concurso de pinturas no molhe da doca, a esculturas na areia, a passeios turísticos e a bailes.
O sucesso da iniciativa fez com que, a partir dos anos 80, o município da Horta passasse a ser a entidade responsável pela organização da Semana do Mar, contando com diversos apoios oficiais e particulares.
Além dos espectáculos musicais, que integram também festivais de filarmónicas e de folclore, a Semana do Mar integra ainda feiras de artesanato, de gastronomia e do livro, e a Expomar, um certame de actividades económicas ligadas ao mar.

Veja também Mais do autor

Deixe um comentário

banner