Peregrinos já têm app para ir a Santiago de Compostela

Bengala científica para ajudar a calcorrear os caminhos de Santiago

O turismo religioso pode ser uma boa fonte de receitas e, por isso, há cada vez mais investimento nesse nicho de mercado.
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim apresentou hoje uma série de ferramentas de apoio aos peregrinos de Santiago que optam por fazer o Caminho Português da Costa.
A iniciativa surgiu no âmbito de um projecto intermunicipal para a valorização dos Caminhos de Santiago, que envolveu as autarquias de Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença
Esse projecto, que se candidatou com sucesso a financiamento europeu, ganhou forma com a publicação de um livro, de uma mapa, e também com a criação de um site na internet e uma aplicação para dispositivos móveis.
Nestas novas ferramentas, que pretendem orientar, mas também conferir mais segurança à caminhada dos peregrinos, podem ser encontradas explicações sobre o Caminho da Costa, e também do Caminho Central, além de uma divulgação da vertente histórica e do património destes dez municípios que integraram o projecto.

Lucinda Delgado, vereadora com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, confirmou que “no nosso concelho, a até porque temos muita gente a visitar-nos durante o verão, iremos distribuir nos hotéis, alojamentos locais, albergues, além de nas igrejas e também nas Juntas de Freguesia, que funcionam um pouco como postos de turismo para os peregrinos”.
Sendo a Póvoa de Varzim uma das mais significativas instâncias balneares do norte do país, a vereadora considerou que faz todo o sentido “fazer a distribuição ainda durante o verão”, lembrando que neste período “passam diariamente muitos peregrinos pela cidade”
Além do formato físico dos livros, guias e mapas, todas as informações sobre o Caminho Português da Costa poderá ser acedido, via digital, no site www.caminhoportuguesdacosta.com e também, com o mesmo nome, numa aplicação para dispositivos móveis, que pode ser descarregada gratuitamente.

Veja também Mais do autor

Deixe um comentário

banner