ROTEIROS ALGARVE – Os vinhos e a serra

Pelos vinhos é que vamos, neste último fim-de-semana de julho, antes da grande invasão de veraneantes sôfregos de águas e praias algarvias. E iremos ali num instante a São Brás de Alportel, num dos 4 dias da Feira da Serra que este ano tem como lema “Brinde à tradição”. E brindar-se-á com vinhos vários, acompanhados de petiscos regionais.
Curiosamente, a viagem durará mais ou menos 15 minutos, seja o ponto de partida Loulé, Faro, ou Tavira. São os mistérios das estradas, que até são boas e fáceis, do barrocal algarvio. Para quem desconhece o termo, barrocal é a estreita faixa de terra entre o litoral do Algarve e os cerros das serras de Monchique, Espinhaço de Cão e Caldeirão, território que se estende de Lagos a Tavira.
De 27 e 30 de julho, na Feira da Serra de São Brás de Alportel, há que não perder a oportunidade de, no Sítio do Vinho, conhecer e provar diferentes marcas e diversas castas, com particular destaque para os vinhos algarvios que, qual fénix, nos últimos anos renasceram e têm vindo a arrecadar prémios e menções internacionais.
As provas, acompanhadas de degustação, serão conduzidas por Gilmar Brito, engenheiro biotecnológico com certificação em vinhos WST3, em representação da Comissão Vitivinícola do Algarve.
Nem só de vinho vive a tradição e na zona da Aldeia Serra há mais de uma centena de artesãos, produtores de iguarias como o chouriço ou presunto artesanal, queijos, mel, ou doces, numa diversificada oferta de produtos made in Algarve, sem corantes nem conservantes.
Entre os outros 15 espaços temáticos do recinto, se tem crianças vá direitinho ao palco radical com demonstrações de skate, artes marciais ou cross fit. No Sítio dos Curiosos há carrossel tradicional, paintball, pinturas faciais, ou jogos de cordas, com destaque para a participação do Zoomarine e uma mostra da Natureza.

No Sítio dos Animais, estão disponíveis batismos de equitação e demonstrações de arte equestre, além de outros bichos de porte um pouco mais modesto.
Se as velocidades empoeiradas tipo provas de rali são a sua paixão, no Espaço Terra pode trocar impressões com a campeã nacional de Rallies, Inês Ponte Granja, nascida e criada em São Brás de Alportel.
Quanto à chamada animação musical, há verdadeiros artistas nacionais. Cuca Roseta é a cabeça de cartaz. João Pedro Pais e Roberto Leal e David Carreira também procurarão agradar ao querido publicozinho, como o genuíno verdadeiro artista português.
Já deu a volta ao redondel na feira e ainda sobra tempo? Aprecie os belos trabalhos em cantaria, as chaminés e as açoteias que caracterizam a arquitetura local do centro de São Brás de Alportel que exibe belos palacetes com fachadas ornamentadas por belos verdejos, (azulejos verdes), ou ilustrações históricas. Num deles funciona o Museu do Traje. Nos arredores da vila, sinta-se a emoção de palmilhar a calçadinha romana, que está por ali há milénios e foi calcorreada pelos legionários do império romano, uma das mais importantes vias romanas do Sul da antiga Lusitânia.
Para a feira, os bilhetes diários custam 3,50€, mas também é possível adquirir bilhetes para os quatro dias ou os bilhetes familiares por 10 euros. Podem ser adquiridos online, através da Blueticket.

 

Veja também Mais do autor

Deixe um comentário

banner